´´




Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com


16 julho 2011

Aula do 3º domingo de julho 2011

Como ainda não temos professora do manual, resolvi dar uma folguinha para a Simone que sempre nos presenteia com aulas maravilhosas e darei a aula amanhã. Preparei um pequeno resumo da aula que será do manual Princípios do Evangelho - capitulo 37 - página 221.


Tema da aula: RESPONSABILIDADES FAMILIARES



Bem quero começar a aula com uma pergunta:
- O que significa a palavra RESPONSABILIDADE? (ouvir e anotar na lousa)


Responsabilidade vem do grego "respon" que significa independência, e do latim "sabili”, que significa sábio. É a obrigação a responder pelas próprias ações, e pressupõe que as mesmas se apóiam em razões ou motivos.

Agora temos outra pergunta:
- Que responsabilidades o marido e a mulher compartilham na criação dos filhos?

1 - Em suas responsabilidades sagradas, “o pai e a mãe tem a obrigação de ajudar-se mutuamente, como parceiros iguais”. Eles devem trabalhar juntos para prover as necessidades espirituais, emocionais, intelectuais e físicas da família.

2 – Algumas responsabilidades devem ser divididas entre marido e mulher. Os pais devem ensinar o evangelho aos filhos. Eles também devem ensinar os filhos a orar e obedecer aos mandamentos do Senhor.  (LER D&C 68:25)

3 – Uma das melhores maneiras de os pais ensinarem os filhos é pelo Exemplo. O marido e a mulher devem mostrar amor e respeito um pelo outro, bem como por seus filhos, tanto em ação como em palavras.

Mas o que fazer se, apesar de ensinarmos os filhos, eles insistirem em fazer coisas erradas?

Devemos insistir e continuar a ensinar os filhos, mostrar nosso amor, dar bons exemplos, jejuar e orar por eles. No livro de mórmon temos o exemplo de Alma, o pai, que orou ao Senhor com fé pelo filho por ele ter abandonado seus ensinamentos, então seu filho recebeu uma visita de um anjo e arrependeu-se das coisas erradas que estava fazendo e mudou vindo a tornar-se um grande líder da Igreja.

  • RESPONSABILIDADES DOS PAIS
 Que bons exemplos vocês já viram na maneira de os pais educarem os filhos?

4 – Segundo o modelo divino, o pai deve presidir a família com amor e retidão, tendo a responsabilidade de atender às necessidades de seus familiares e protegê-los. Deve guiar a família com humildade e bondade, e não com força e crueldade. As escrituras ensinam que aqueles que possuem o sacerdócio devem liderar as pessoas com persuasão, amor e bondade. O pai compartilha as bênçãos do sacerdócio com os membros da família.

5 – O pai deve dar um bom exemplo para sua família, guardando os mandamentos. Deve também assegurar-se de que a família ore em conjunto duas vezes por dia e realize noites familiares. O pai deve reservar tempo para cada filho individualmente. Também é dever do pai prover as necessidades físicas da família, certificando-se que haja alimento, moradia, roupas e educação para a família. Mesmo que não tenha condições de prover todo o sustento sozinho, ele não deve esquivar-se da responsabilidade de cuidar da família. 


  • RESPONSABILIDADES DAS MÃES 
Que bons exemplos vocês já viram na maneira de as mães educarem os filhos?

6 – O Presidente David O. Mckay disse que a maternidade é o mais nobre dos chamados. É um chamado sagrado, uma sociedade com Deus para trazer Seus filhos espirituais ao mundo. Gerar filhos é uma das maiores bênçãos que existem. Se não houver um pai no lar, a mãe preside a família.

7– O Presidente Boyd. K. Packer elogiou as mulheres que, sendo incapazes de ter seus próprios filhos, procuram cuidar dos filhos de outras pessoas. Ele disse: “Quando falo de mães, falo não somente das mulheres que deram à luz, mas também daquelas que passaram a cuidar dos filhos de outras pessoas, e das muitas mulheres que, sem filhos, passaram a ser verdadeiras mães para outras crianças”.

8 – Os profetas modernos ensinaram: “A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos”. A mãe deve passar um tempo com os filhos, ensinando-lhes o evangelho. Deve brincar e trabalhar com eles, a fim de que descubram o mundo que os cerca. Ela também precisa ajudar a família, a saber, como tornar o lar um local agradável. Se ela for carinhosa e amável, ajudará seus filhos a se sentirem bem consigo mesmo.

  • RESPONSABILIDADES DOS FILHOS 
Como os filhos ajudam os pais a edificar um lar feliz?

9 – Os filhos dividem com os pais as responsabilidades de edificar um lar feliz. Devem obedecer aos mandamentos e cooperar com outros membros da família. O Senhor não fica feliz quando os filhos brigam.
O Senhor ordenou que os filhos honrassem seus pais. Honrar significa amá-los e respeitá-los. Também significa obedecer a eles.

10– O Presidente Spencer W. Kimball disse que os filhos devem aprender a trabalhar e a dividir as responsabilidades nas tarefas da casa, tendo a tarefa de manter a casa limpa e arrumada. De cuidar do jardim e da horta.

ACEITAR AS RESPONSABILIDADES TRAZ BENÇÃOS

O que cada membro da família pode fazer para tornar o lar feliz?

Uma família afetuosa e feliz não acontece por acaso. Cada pessoa da família deve fazer a sua parte. O Senhor deu responsabilidades tanto aos pais quanto aos filhos. As escrituras ensinam que precisamos ser prestativos, alegres e ter consideração pelos outros. Quando conversamos, oramos, cantamos ou trabalhamos juntos, podemos usufruir as bênçãos da harmonia em nossa família.


QUAIS SÃO AS TRADIÇÕES E PRÁTICAS QUE PODEM TORNAR UM LAR FELIZ?



Bem, a resposta à esta pergunta será dada pelas irmãs...
Numerei os parágrafos porque fiz em papéis separados e darei para as irmãs, assim todas participam da aula.  
Beijos, Edilene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

% 3E% 0A% 3C / a% 3E% 3E% 3C/div 20% roteiro "));